terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Episódio Piloto Série Clássica: A Gaiola

Episódio Piloto
Exibido em 27 de novembro de 1988
Elenco: IMDB

Data Estelar: (Não houve identificação da data estelar mas sabe-se que se passa antes da tripulação do Capitão Kirk assumir a Enterprise)
Paradeiro: Proximidade do sistema solar Talos.



Esse foi o episódio que teria dado origem a série se tivesse tido o sucesso esperado. Entretanto os produtores da Paramount não gostaram nada do que viram e pediram para Gene Roddenbery que fizesse um segundo piloto, mas antes disso ele deveria demitir todo o elenco.

A demissão da tripulação foi inevitável mas ele conseguiu reter o alienígena com orelhas pontiagudas para criar uma noção de continuidade ao expectador, fazendo com que o Capitão Christopher Pike, presente no primeiro piloto, antecedesse o consagrado Capitão James T. Kirk que estaria a frente da Enterprise a partir do segundo piloto. Dessa forma o alienígena Sr Spock teria feito parte de ambas as equipes.

O mais curioso é que esse episódio foi feito em 1965 mas só foi lançado em 1988, quase vinte anos depois do último episódio da série que estreou em 1966 e teve apenas três temporadas.


Nada se sabia sobre as características dos personagens. O próprio Sr Spock aparece sorrindo nesse episódio, algo raro naquele vulcano extremamente lógico que todos iriam conhecer a partir do segundo piloto. Apenas concederam orelhas pontiagudas e sobrancelhas levantadas ao ator Leonard Nimoy e disseram que ele deveria acompanhar o capitão. A construção do personagem Sr Spock é mérito do próprio Leonard Nimoy falecido em 2015.
O roteiro do episódio piloto apenas identificava o nome de três personagens: o capitão, o alienígena e o médico da nave.
Essa tríade ficaria ainda mais forte a cada episódio apesar de se tratar de uma nova tripulação.
A intenção era criar os dilemas existentes em cada ser humano usando a lógica do Sr Spock, a explosão física do Capitão e os dilemas filosóficos do médico.


Sobre o Episódio Piloto: A Gaiola.


A nave estelar Enterprise está sendo comandada pelo Capitão Christopher Pike. Eles identificam mensagens vindas do sistema solar de Talos. Pela distância desse sistema solar, essa mensagem pode ter levado 18 anos até chegar na Enterprise.
Então Spock percebe que as características fornecidas batem com a nave SS Colúmbia que estava desaparecia há 18 anos quando fazia uma exploração na região.
Tudo indicava que a tripulação da SS Colúmbia ainda estivesse viva tentando enviar um pedido de socorro. A mensagem que a Enterprise receptou mostrava que houve uma pane e a consecutiva queda da nave.  
Estudando o sistema solar ao redor da estrela Talos, Spock nos informou que o sistema possui 11 planetas e que o quarto planeta é da classe M, ou seja, possui atmosfera com oxigênio.
Ainda assim, o Capitão Chris Pike se manteve cauteloso e pediu para continuarem a rota até a colônia Vega afim de substituírem aqueles que estivessem precisando de mais cuidados depois de terem vivido a batalha de Rigel IV onde três pessoas teriam morrido na batalha, entre eles o ordenança, e outras sete pessoas ficaram gravemente feridas.

Precisando de uma consulta particular.

O médico desse episódio é Dr Phil Boyce. Ele foi chamado para visitar o capitão Pike em particular no seu aposento. Boyce levava um kit de happy hour com Martini, gelo e dois copos e disse uma frase que definiria muito sobre sua personalidade:
"As vezes um homem diz coisas ao seu Barman que nunca diria ao seu médico."
(Apesar do Dr Boyce ter sido substituído pelo Dr McCoy, essa característica se manteve no médico da nave.)

Preocupado com o stress pelo qual o Capitão Pike vinha enfrentando o médico faz um alerta dizendo:
"Você trata a todos a bordo como seres humanos exceto a si próprio."

Chris Pike informa que estava cansado de ser responsável por 203 vidas. (A tripulação passará de 400 quando a Enterprise estiver sendo comandada pelo Capitão Kirk.)
O stress de ser capitão estava deixando Pike sem condições de continuar e pensou em se aposentar para se tornar um mercador em Regulus ou na colônia Órion.
Para ajudar a situar o expectador no universo Star Trek o diálogo com o médico informa que na colônia Órion as mulheres são verdes e ainda existe escravidão.

Resgatar a tripulação perdida.

Depois de conversar com o médico, Pike decide seguir em busca da tripulação da SS Colúmbia já que os tripulantes feridos estavam estáveis na Enterprise.
Chegando na órbita do 4o. planeta do sistema de Talos detectaram atmosfera com oxigênio e nitrogênio e gravidade igual a 0.9g. Portanto eram condições perfeitas para qualquer humano da SS Colúmbia ou a equipe da Enterprise sobreviverem sem a necessidade de aparelhos sofisticados.

Primeira equipe de resgate.

Capitão Pike organiza uma equipe com cinco de seus homens para investigarem o planeta.
Ele tenta justificar a escolha exclusiva daqueles homens informando a sua navegadora conhecida apenas como Número 1, que ele precisaria deixar os mais experientes na nave para lhe dar cobertura. Mas pelo seu comportamento sabemos que o problema dele está em ver o sexo feminino a frente de responsabilidades que ele julga não serem adequadas.


Na superfície de TALOS-IV.

Ao chegar na superfície do planeta a equipe localizou um agrupamento onde o líder se apresentou como sendo Dr Theodore Haskins do Instituto do Continente Americano e todos os elementos desse grupo já estavam envelhecidos, com exceção de uma integrante que aparentava ser mais jovem e era chamada de Vina. Eles disseram que a jovem teria nascido pouco tempo depois que a nave deles caiu.
Enquanto a identificação estava sendo realizada um grupo de seres alienígenas observava tudo e estudava o comportamento de todos.


Esses guardiões talosianos criaram imagens na cabeça de todos da tripulação e conseguiram capturar o capitão Pike com a ajuda de Vina.
A intenção dos talosianos era manter um zoológico de espécimes vindo de todas as galáxias.
E como eles só tinham uma mulher humana no planeta eles atraíram o capitão Pike numa tentativa de perpetuar a espécie humana em seu zoológico no melhor estilo Adão e Eva.
Para facilitar a aproximação emotiva do Capitão com a Vina os talosianos criaram cenários muito realistas e aprazíveis. Trazendo até mesmo o cavalo de estimação que Chris Pike tinha quando ainda era criança.

Diversão para os Talosianos

Assistir ao comportamento dos seus espécimes era uma diversão para os talosianos. Usando imagens, sons e perfumes presentes nas cabeças de seus prisioneiros eles podiam recriar qualquer situação. Assim, eles fizeram com que o Capitão Pike enfrentasse novamente os monstros que já havia enfrentado em Rigel-IV, trazendo memórias da mesma batalha onde parte da tripulação teria sofrido baixas. Era tudo inofensivo, servindo apenas para descontração dos talosianos. Mas foi nesse momento que Pike identificou que ao deixar seus sentimentos primitivos aparecer seus carcereiros não conseguiam ler a sua mente. A partir desse momento ele tenta ficar o todo todo com raiva para evitar novas leituras mentais.

Apesar de trazerem boas memórias, e fazerem com que a jaula parecesse um campo calmo e tranquilo, nada fazia com que o capitão se interessasse em se envolver com a fêmea de sua espécie. Outra tentativa foi recriar o cenário como se eles estivessem na colônia Órion e uma das sensuais escravas verdes era a própria Vina. Ainda assim não conseguiram fazer com que o capitão entrasse no clima de participar daquele zoológico. Pike mantinha a cabeça na tentativa de compreender o que estava acontecendo para saber como sair dali.


Segunda equipe de resgate. 

De volta a Enterprise, Sr Spock reúne um novo grupo de resgate. Dessa vez o grupo conta com duas mulheres e um arsenal mais poderoso para buscar o Capitão Pike que aparentemente está preso nas rochas de Talos-IV.
Por terem a facilidade de colocar qualquer imagem na cabela de qualquer um da tripulação, os talosianos também seriam capazes de fazerem com que o time acreditasse que suas armas não estariam funcionando corretamente. Portanto a ordem era não cessar fogo.
Enquanto a investida contra a rocha onde Pike desapareceu acontecia, as dua mulheres da tripulação sumiram do grupo e apareceram na jaula onde estavam Pike e Vina.


Na gaiola com três mulheres

Os talosianos acreditaram que a aparente falta de interesse do Capitão se dava por ele não ter tido contato com Vina anteriormente, então eles acreditaram que as duas mulheres da sua tripulação seriam mais adequadas para se tornarem a Eva do zoológico deles.
Mas em um momento de distração do carcereiro eles conseguiram fugir e começaram a negociação para libertação de parte dos humanos ou de todos eles.

Fora da Gaiola.

Agora fora da gaiola Pike tem uma conversa mais direta com os talosianos e pede para que as mulheres de sua tripulação sejam libertadas de volta para Enterprise e assim ele próprio ficaria com Vina em seu projeto de zoológico. 
As mulheres voltaram para Enterprise, mas o líder dos talosianos disse que o comportamento do capitão indicou que espécie humana não está adaptada para viver em cativeiro, mesmo que as condições desse cativeiro sejam as melhores possíveis os humanos preferem viver livres, e então liberou ele também.
Imediatamente o capitão pediu para que libertassem Vina, mas antes de receber qualquer resposta, Vina assume a forma que ela sempre teve mas ninguém conseguia ver.

A verdade sobre Vina.

Ela era uma mulher mais velha, completamente torta com a cabeça virada e corcunda. Vina foi a única sobrevivente da queda da SS Columbia e assim que os Talosianos a encontraram eles a recuperaram, mas como não tinham informação precisa sobre a biologia humana eles a montaram como puderam para manter seus órgãos funcionando perfeitamente.
Apesar disso, eles mantiveram a falsa imagem da beleza e isso fez com que Vina não se sentisse diferente do que era antes da queda da nave.
Essa imagem não seria possível de manter se ela subisse com o Capitão Pike para a Enterprise, então decidiram que ela ficaria em Talos-IV e para deixar a vida da Vina ainda mais feliz eles criaram uma cópia do Capitão Pike para conviver com ela dali para frente.



Os talosianos se mostraram serem muito inteligentes, com mentes poderosas e com boas intenções. Ao voltar para a Enterprise, Capitão Pike e sua tripulação puderam seguir sua trajetória inicial com destino a colônia Vega. 

O primeiro episódio piloto termina com a Enterprise saindo da órbita de Talos-IV.

Mas os fans só conheceram esse episódio, muito tempo depois que a série já tinha feito sucesso com a nave sendo comandada pelo Capitão Kirk.