terça-feira, 11 de setembro de 2012

S01E01: Man Trap - Sal da Terra

Season 01 Episode 01
Exibido em 08 de Setembro de 1966
Man Trap - Sal da Terra
Elenco: IMDB


Data estelar 1513.1 - 1513.4 - 1513.8
Paradeiro: Órbita do planeta M-113



A missão da nave Enterprise era examinar a saúde do arqueólogo Professor Dr Robert Crater  e sua esposa  Sra Nancy Crater  por se tratarem de pesquisadores em atividade e segundo o Regulamento da Federação: "Todo pesquisador trabalhando fora da Terra deve ter sua saúde analisada e confirmada por um cirurgião de uma aeronave em intervalos de um ano".

A tripulação escolhida para essa missão foi o Capitão James Kirk, o Dr Leonard McCoy e o Sr Darnell.

Ao chegar na residência do Dr Robert Crater encontraram sua esposa Sra Nancy Crater, mas estranhamente cada tripulante viu uma imagem diferente da Sra Nancy Crater.
Para Dr McCoy  a imagem era de uma mulher mais jovem, afinal Dr McCoy e Sra Nancy foram namorados há cerca de 12 anos antes.
Para o Capitão Kirk a imagem era a de uma mulher mais velha como seria a imagem correta da Sra Nancy Crater.
Já para Darnell a imagem lembrava uma garota que ele conheceu no planeta de diversões Wringley.


Com a demora do Dr Robert Crater, a Sra Nancy saiu em busca dele, mas antes de sair ela atraiu a atenção de Darnell que a seguiu pois ainda via a imagem da garota de Wringley.

A primeira vítima fatal.

Pouco tempo depois o Professor Crater chegou e Dr McCoy começou a examiná-lo usando o seu scanner de saúde. Durante o procedimento ouviu-se o grito da Sra Nancy e ao encontrá-la viram o corpo de Darnell caído com manchas no corpo e restos de um planta local na boca.

Ao perguntarem para Sra Nancy o que teria acontecido ela só pode informar que viu Darnell colocar uma planta borgia na boca e ele caiu como se estivesse envenenado.

Tenente Uhura puxa assunto com Spock.

Desde o primeiro episódio a Tenente Uhura se mostra interessada no vulcano. Em certo instante ela pergunta como é o a noite de luar no planeta do Sr Spock. Mas Spock informa que não existe luas em Vulcano. A Tenente ironiza dizendo que a falta de lua em Vulcano pode ser o motivo de tanta lógica e tão pouca demonstração de emoções.


Causa da morte: Ausência de NaCl

Na Enterprise ao analisarem o corpo de Darnell viram que todo o sal do seu corpo havia desaparecido. Mas não identificaram qualquer vestígio de um possível envenenamento por ingestão de uma planta borgia.

Carregamento de Pimenta na Enterprise.

Pelo tamanho da nave estelar, às vezes eles transportam carregamentos aproveitando a viagem.
Entre uma ação e outra a Tenente Uhura informa ao Capitão Kirk que o comandante da Nave Corinto IV pede notícias sobre o carregamento que a Enterprise estaria levando para ele e o motivo da demora. Rapidamente o Capitão Kirk informa que seu carregamento de pimenta estava a caminho e pediu para esperar mais um pouco. O capitão não poderia deixar aquele planeta enquanto não tivesse esclarecido o que realmente aconteceu com Darnell.


Não foi envenenamento acidental

O Sr Spock analisou a composição da planta local e viu que não teria como matar alguém. Além disso não a planta borgia não foi encontrado no estômago da vítima, o que evidencia que ele não poderia ter sido envenenado pela planta como a Sra Nancy havia afirmado.

Fica evidenciado o Assassinato do tripulante Darnell.

Um nova grupo de desembarque desce ao planeta M-113 para investigar o caso.

Tripulação para a investigação: Capitão Kirk, Dr McCoy, Sturgeon e Green.

Green foi procurar Sra Nancy enquanto Sturgeon foi procurar mais amostras da planta que supostamente matou  Darnell.

Mais duas vítimas da Criatura.

O Professor Crater consegue fugir em um momento de descuido da investigação e acaba encontrando o corpo de Sturgeon. Imediatamente chama por Nancy exatamente no instante em que Nancy terminava de matar o outro tripulante. Ela ouve o chamado do Professor Crater e espera no local. Dr McCoy sai em busca do professor e encontra Sturgeon morto. Enquanto isso a Sra Nancy nota que o Capitão está procurando por Green então ela assume a imagem de Green que acabara de matar da mesma forma que fez com Sturgeon e Darnell, retirando completamente o sal de seu corpo.

Ao assumir a imagem de Green  ele se apresenta ao Capitão Kirk e ao Dr McCoy e todos sobem na nave Enterprise. A partir desse ponto já não podemos chamá-la de Sra Nancy pois não passa de uma criatura mutante.


Vasculhando o planeta.


O Sr Spock efetua buscas no planeta por duas pessoas, mas o detector de calor só identifica uma pessoa no planeta o que sugere ser Dr Crater.

Enquanto isso a criatura mutante segue a busca por sal dentro da nave Enterprise. 
Ele entra no Departamento de Botânica onde Sulu está com seu almoço e tenta pegar o sal da bandeja de Sulu que foi levada pela Governança Janice, mas não conseguiu êxito porque uma das plantas do local possui uma supersensibilidade e acionou uma espécie de alerta fazendo com que o falso Green saísse às pressas do local.



Fora do Departamento de Botânica a criatura assume a forma de um africano no momento em que a Tenente Uhura se aproxima. Ela se encanta com a criatura e não o identifica como um tripulante, mas assim como a criatura fez com Darnell que viu uma garota atraente, foi feito com Uhura que também viu um homem atraente que a deixou sem ação. Por muito pouco a criatura não mata a Tenente Uhura com suas ações vampirescas.


Sem sucesso a criatura continua buscando sal. Ela vê Barnhart passando por ela e resolve segui-lo pelos corredores até ficar sozinho com ele e ser capaz de matá-lo. Agora já alimentada, a criatura se depara em frente ao aposento do Dr McCoy, logo assume novamente a imagem da Sra Nancy e entra no aposento e o convence de tomar pílulas para dormir.

Enquanto isso, Sulu e Janice encontram o corpo de Barnhart no corredor da Enterprise e avisam a ponte do comando.

Dr McCoy é chamado para o comando mas como ele está adormecido a criatura assume a forma do médico e segue para o comando.


Voltando ao planeta para interrogar o Professor Crater

Numa terceira descida ao planeta M-113 a tentativa é de saber a verdade sobre a Sra Nancy.

Tripulantes na terceira descida: Sr. Spock e Capitão Kirk.

Ao tentarem contato com o Dr Crater são expulsos com feisers e ao se esconderem recebem a informação do Sr Sulu quanto a morte de Barnhart e o Sr Spock localiza o corpo de Green.

Fica claro que existe um intruso na nave capaz de assumir qualquer forma e então é acionado o Alerta de Segurança Nível 3.

Eles conseguem imobilizar Professor Crater e ele confessa que a criatura mutante é a última da sua espécie. E só está precisando de sal para sobreviver.

Confessa também que a Sra Nancy Crater morreu a cerca de um ano antes pela mesma criatura.

Agora confirmado a invasão foi acionado o Alerta de Segurança Nível 4.


Na Enterprise com o Professor Crater


Voltaram para a Enterprise e em reunião, Capitão Kirk, Professor Crater, Sr Spock, a Governança Janice, Tenente Uhura e a imagem do Dr McCoy discutem como poderiam captura-la. O Professor Crater certamente já sabia que a criatura estava enganando a todos e estava ali mesmo ao seu lado mas não denuncia nada.
O Sr Spock recomenda o uso do soro da verdade. Então o Professor Crater segue para o ambulatório escoltado pela a criatura que estava na forma do Dr McCoy e pelo Sr Spock.

Em seguida o Capitão Kirk é chamado para o ambulatório e encontra o Dr Crater morto e Sr Spock ferido. 
Spock viu a criatura matar o Professor Crater e tentar mata-lo também. Só não conseguiu mata-lo porque a espécie do Spock, os vulcanos, possuem uma estrutura de sal diferente. Assim assim pudemos conhecer o sangue verde dos vulcanos.






O Desespero da Criatura

A criatura corre para o aposento do Dr McCoy, volta a se parecer com a Sr Nancy, e pede abrigo até a chegada do Capitão Kirk que tenta alertá-lo mas ele não ouve. E acaba deixando a criatura prestes a matar o Capitão Kirk.


Com a chegada do Sr Spock, Dr McCoy conseguiu perceber que a Sra Nancy não passava de uma criatura mutante pois aguentou todos os golpes do Sr Spock sem qualquer esforço e no final arremessou Sr Spock com um simples empurrão. Nesse momento a criatura assume a sua forma original. Ainda sem compreender direito Dr McCoy aciona seu feiser e mata a criatura que ainda tentou engana-lo reassumindo a forma da Sra Nancy Crater antes da sua morte definitiva.

Dessa forma o planeta M-113 ficou livre dessa criatura, não se sabe ainda se existe outro da mesma espécie em outra parte do universo, mas pelo menos por enquanto o planeta Talos-IV poderá voltar a ser explorada por arqueólogos e pesquisadores em busca de ruínas de civilizações antigas.

Mas é bom colocar uma observação aos exploradores que o local não tem sal nenhum.

Ao final, o Capitão Kirk ficou pensando no discurso do falecido Professor Crater que comparou aquela criatura assassina aos búfalos que no período das explorações espaciais já não existiriam mais. E fez um paralelo dessa criatura por ser o último de sua espécie a procura daquilo que lhe mantém viva.

E deixaram o planeta e partiram para outra aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será teletransportada imediatamente.
SCOTT, uma para subir.

Vida longa e próspera!