domingo, 5 de novembro de 2017

Discovery - S01E02 - Batalha das Estrelas Binárias

Perto dos limites da Federação existe um sistema binário, ou seja um local onde planetas e asteroides orbitam dois sóis que estão relativamente próximos.

E foi nesse local repleto de asteroides onde ocorreu a batalha conhecida como Batalha das Estrelas Binárias.

Uma batalha entre Humanos e Klingons. Onde os Klingons tinham o objetivo de destruir líderes humanos importantes para reassumir a importância de seu império.

A grande briga dos Klingons e Humanos é questão de ideais. Para os Klingons é importante que eles se mantenham uma raça pura sem mistura de raças. Mas para os Humanos, a diversidade é respeitada sempre é agregada aos nossos costumes. Tanto que na nave Humana sempre tem algum integrante de outra espécie, já nas naves Klingons só existe Klingon trabalhando.

Essa batalha iniciou com um chamado feito pelo líder Klingon T'Kuvma para o grande império Klingon com suas 24 casas.

Ao chegarem as 24 naves para atender o chamado de T'Kuvma, somente  a nave USS Shenzhou estava representando a Federação.

Organizando o tabuleiro.


Já havia sido feito o pedido de reforços, portanto em pouco tempo o campo de batalha estava preparado tanto do lado Klingon quanto no lado dos Humanos.

Conhecendo a natureza Klingon, a Imediato Michael Burnham tentou convencer a sua Capitão e amiga Philippa Georgiou a atacar primeiro por se tratar de uma raça que só conhece a guerra.

Entretanto a Capitão não podia desobedecer as ordens de seu Almirante Brett Anderson. E as ordens batiam com a diplomacia padrão da Federação, e jamais eles atiram antes do primeiro tiro ser dado pelo inimigo.

O conhecimento de Burnham vem dos ensinamentos que obteve em Vulcano em sua infância. Podemos dizer que apesar de humana ela teve um ensinamento basicamente vulcano, o que a tornou uma mistura de emoção humana e lógica vulcana.

Como Burnham precisou desobedecer a Capitão, no episódio anterior (S01E01), ela foi levada para a ala de detenção da nave onde ficou esperando julgamento.

Antes que se pudesse pensar em julgamento, a Capitão precisou enfrentar um forte ataque do império Klingon. Esse ataque danificou parte da ponde de comando. Fazendo com que o Alferes Danby Connor se machucasse muito ao ponto da Capitão pedir para ele seguir para enfermaria. 
No caminho para enfermaria, o Alferes encontra a Imediato em sua detenção e tenta deixá-la a par dos ataques que a nave vinha sofrendo. Burnham já tinha notado o balanço causado pelo impacto, mas por estar detida não podia ajudar em nada.

Enquanto Connor explicava sobre o ataque outro impacto causou danos ainda maiores exatamente onde o alferes estava, o que o arremessou para fora da USS Shenzhou, levando ao óbito imediatamente enquanto vagava pelo espaço.

Como a detenção da nave foi projetada para proteger a vida dentro da cela, ela conseguiu manter um isolamento necessário para que a vida de Michael Burnhan fosse mantida por mais tempo. 

Enquanto Burnhan ficava detenta a USS Shenzhou ficava a deriva e estava prestes a se chocar em asteroides quando foi atracada pelo raio trator da nave USS Europa que trazia o Almirante Brett Anderson.

Com a chegada do almirante, ele conseguiu contato com o líder Klingon pedindo um cessar-fogo para começar as negociações.

Quando o Almirante informava para a Capitão do aparente sucesso nas negociações com os Klingons, a sua nave USS Europa foi atingida em um ataque fulminante de uma nave Klingon que estava camuflada.

Ao perceber que a baixa humana foi de uma patente muito importante com a do Almirante, o líder Klingon deu como finalizada a batalha.

Pela honra Klingon e respeito aos guerreiros abatidos no confronto, o líder T'Kuvna começa a resgatar usando o raio trator cada corpo que estivesse vagando no espaço.


Saindo da Cela


Vendo que sua presença na ponte de comando era fundamental para toda a tripulação, Michael Burnham negocia no melhor estilo vulcano com o computador da detenção para conseguir voltar para ponte.

Chegando lá encontra a Capitão se preparando para um ataque suicida que levaria uma ogiva de prótons para ser detonada na nave Klingon.

Entretanto, observaram pelas janelas da USS Shenzhou que os corpos dos Klingons estavam sendo resgatados para terem seu funeral militar adequado.


Encomenda para T'Kuvma

Ao perceberem que todos os corpos seriam resgatados a Capitão teve a ideia de teletransportar a ogiva de prótons para dentro do corpo de um dos soldados que estivesse vagando. Assim eles não precisariam perfurar nenhum campo de força para enviar a encomenda fatal.

Deu certo. Ao resgatar o corpo que carregada a ogiva, os Klingons viram uma ala muito importante da sua nave ser destruída.



Matar ou tornar refém

Com o almirante morto, a sensação velada de vingança fez levantar a questão: 
Destruir a todos da nave e assim tornar o seu líder T'Kuvma como um mártir que fará com que o ódio do Klingons pelos Humanos só aumente, ou entrar na nave e capturar T'Kuvma, mantê-lo prisioneiro e mostrar ao Klingons para servir de exemplo de disciplina.

A decisão foi entrar na nave e capturar.
Então, assim que parte da nave Klingon foi abatida, eles preparam a Capitão Georgiou e a Imediato Burnham para serem teletransportada para dentro da nave.

Ao chegar lá já tiveram de enfrentar seus guerreiros Klingons.
Mas os Klingons não usam armas de fogo (laser) para luta cara a cara, eles são mais sangue-nos-olhos, e preferem usar lanças e espadas. Portanto ficou fácil abater os primeiros alvos a distância usando os phasers da Federação em modo "Matar". Entretanto os principais inimigos foram mais espertos e conseguiram se aproximar sem serem vistos. T'Kuvma foi enfrentar a Capitão Georgiou enquanto o guerreiro albino dos Klingons foi atacar a Imediato Burnham. 


No corpo-a-corpo os Klingons são melhores que os humanos. E T'Kuvma conseguiu perfurar a Capitão que morre imediatamente ali. Burnham conseguiu se livrar do Klingon Albino e acertou um tiro phaser a distância em T'Kuvna, mas já era tarde demais para salvar sua amiga e capitão.

Vendo o risco iminente, o Tenente Saru informa a Imediato que não encontra mais sinais vitais da Capitão, e o teletransporte só transportaria se tivesse sinais. Portanto somente a Imediato voltou para a sala de teletransporte da USS Shenzhou.


Klingon não é Humano, e vice versa.


Nessa parte podemos ver como os Klingons valorizavam muito a vida após a morte, e por esse cuidado com os mortos em combate acabaram sendo alvos mais fáceis dos humanos. Também vemos o contrário do lado dos humanos. Sem os sinais vitais o teletransporte não conseguem identificar a posição do seu maior Capitão. Enquanto no lado Klingon todos os mortos em combate foram resgatados para seus caixões presos ao casco da nave.


Resultado da Batalha das Estrelas Binárias.

A nave USS Shenzou foi abandonada no campo de batalha.
A Imediato é condenada por fazer motim e outras acusações que foram interpretadas como insubordinação. Ela não fez nada que o Jack Bouer não teria feito e bem pior. Mas como são outros tempos, se ela tivesse conseguido cumprir o que queria desde o começo que era atirar primeiro na nave Klingon, talvez sua punição fosse menor pois evitaria o massacre que acabou acontecendo, mas como não conseguiu, acabou sendo presa e agora sem a amiga e Capitã deverá passar um tempo como prisioneira.
E com a morte de T'Kuvma o império Klingon ganha um mártir para seguir aumentando o seu ódio contra os humanos.

Ao total foram 8186 humanos mortos na Batalha das Estrelas Binárias.

Mas aí já será o episódio 03.


Bom divertimento.


Star Trek Discovery (2017)
S01E02 - Batalha das Estrelas Binárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será teletransportada imediatamente.
SCOTT, uma para subir.

Vida longa e próspera!