sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Eu não sou um Merry Man. (Worf)

Worf
"Senhor, eu protesto. Eu não sou um Merry Man*."

Worf no episódio QPID
The Next Generation
Temporada 4 - Episódio 4

*Merry Men é o nome dado aos ladrões que seguiam o lendário Robin Hood em suas aventuras.
Como essa expressão não tem tradução literal, podemos dizer que um Merry Man é um parceiro do Robin Hood.

Isso faz sentido porque nesse episódio a tripulação da Enterprise do seriado Next Generation é transportado para uma representação do cenário de Robin Hood.
Essa foi mais uma travessura de Q, que viu que a tripulação precisava sentir um pouco de "literatura".

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Mais regras de aquisição Ferengi: cuidado com as letras miúdas.

Oitava regra:
As letras miúdas acompanham os maiores riscos.

Lembre-se dessa regra quando for contratar qualquer serviço.
Antes dos contratos assinados eletronicamente, os contratos precisavam ser impressos com diversas páginas para detalhar cada situação de acordo com ambos os lados.

Sempre foi muito importante ler o contrato por completo, inclusive as letras minúsculas que apareciam nas bordas das folhas, e nos rodapés. Muitas informações importantes, que normalmente isentava o contratado de alguns deveres, estavam exatamente nessas letras minúsculas.

Hoje a recomendação de ler completamente todo o contrato continua a mesma. Mas em geral o usuário de internet clica em "CONCORDO" sem ter lido nada. Entretanto é muito importante, se não tiver tempo para ler o conteúdo completo do regulamento ou do contrato, copie e cole no seu e-mail para ler em outro momento. Mas não deixe de ler.

Afinal, as últimas linhas dos contratos eletrônicos trazem os maiores riscos.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ressureição acontece em Star Trek.

Não é incomum para um personagem retornar dos mortos em Star Trek, o caso mais notável é a ressurreição de Spock no filme Star Trek III: A procura de Spock.
Outro personagem importante foi ressuscitado no popular episódio do seriado Next Generation "Yesterday's Enterprise" (Enterprise de ontem).
A tripulação da Enterprise é lançada para uma linha de tempo alternativa na qual Tasha Yar - interpretado por Denise Crosby, que deixou a série na primeira temporada - ainda servia como oficial de segurança.
Quando Yar toma a decisão de viajar no tempo ao final do episódio, seu sacrifício estabelece as regras para um retorno próximo como sua própria filha, que teria sido o resultado de sua captura pelos romulanos.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Mudanças genéticas da raça Klingon via experiências mal sucedidas.

O episódio "Affliction" de Star Trek da série Enterprise finalmente resolveu um mistério que os fãs de Star Trek já conheciam há anos.
Os efeitos de maquiagem melhoram muito desde a série original passando pelos filmes posteriores e o seriado The Next Generation. Isto inspirou um novo desenho para a imagem dos Klingons tanto na TV quando no cinema. As diferenças na aparência entre Klingons de várias eras nunca tinha sido abordada formalmente até que o episódio duplo do seriado Enterprise revelarem que certos membros da raça Klingon sofreram os efeitos colaterais de um experimento de engenharia genética que deu errado.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Curiosidade Q: Quase todos os episódios que ele aparece possuem seu nome.

Sem dúvida um dos personagens recorrentes mais populares da franquia Star Trek é o travesso Q. de John Lancie. A primeira vez que o membro mais conhecido do Q Continuum fez sua presença conhecida para uma tripulação da Frota Estelar foi na estréia da série The Next Generation, "Encounter at Farpoint". Voltou várias vezes ao longo dos anos a importunar a tripulação da Enterprise-D até o final da série, no episódio "All Good Things ...", e continuou a incomodar os tripulantes do seriado nas continuações Deep Space 9 e Voyager. Com exceção do episódio piloto da série Next Generation e o último episódio, cada episódio em que seu personagem apareceu leva seu nome no título ... com duas notáveis exceções: No seriado The Next Generation o episódio "Tapestry" e na VOY o episódio "Death Wish".


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Rom e Quark, os irmãos ferengis.

Rom e Quark no bar
Rom: Não. A culpa é minha. Eu deveria ter explicado melhor. 

Quark: Claro, a culpa é sua. Tudo que acontece de errado aqui é culpa sua. É o que diz o seu contrato.

Diálogo entre irmãos no episódio "Heart of Stone" (Coração de Pedra) do seriado Deep Space Nine.

Rom e Quark são irmãos ferengis. E esse foi o primeiro episódio em que Rom desafia abertamente Quark, essa história continua em outros episódios da Deep Space Nine e reforça o comportamento peculiar dos ferengis.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Voyager volta ao ano de 1996 mas não se fala das Guerras Eugênicas.

Voyager sobrevoando Los Angeles em 1996
Episódio "Future's End"
Voyager - Temporada 3 - Episódio 8
No episódio "Space Seed" da série clássica de Star Trek (e sua continuação subseqüente no filme Star Trek II: A Ira de Khan) ficou estabelecido que a Guerra Eugênica ocorreu na Terra em 1996. Quando a Voyager voltou no tempo para o mesmo ano em um episódio de duas partes chamado "Future's End" (Fim do Futuro), não houve qualquer menção sobre a guerra, porque os produtores queriam manter a série atual com a linha do tempo do mundo real. Há, entretanto, alguns indícios visuais para a tal guerra por usarem um modelo de brinquedo da S.S. Botany Bay - a nave do Episódio da Série Clássica - e uma foto de seu lançamento no escritório da astrônoma Rain Robinson.

Astrônoma Rain Robinson em 1996
Aparece no episódio "Future's End" da Voyager


O episódio "Space Seed" é o que nos apresenta o tirano Khan como o resultado das Guerras Eugênicas, e informam que ele seus seguidores fugiram para o espaço na nave S.S. Botany Bay que depois de quase 200 anos foi localizada pela Enterprise do Capitão Kirk, onde encontraram Khan e seus seguidores em câmeras criogênicas.


Fotografia do lançamento da S.S. Botany Bay
na década de 1990 levando o tirano Khan
e seus seguidores para viverem no espaço.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Universo alternativo coloca Archer com Kirk no filme de 2009

Scotty no Universo Alternativo do filme de 2009
Scotty: Como você acha que eu vim parar aqui? Tive um pequeno debate com o meu instrutor de física relativista sobre como ele via as viagens pelo subespaço. Ele pensava que a abrangência para transportar alguma coisa como uma uva era limitada a cerca de cem milhas. Eu disse a ele que eu poderia não só enviar uma uva de um planeta para outro planeta adjacente no mesmo sistema - o que é fácil, por sinal - mas que eu poderia também transportar uma forma de vida. Então, eu testei no estimado beagle do Almirante Archer.

Kirk: Ei, eu conheço esse cachorro. O que aconteceu com ele?

Porthos
Beagle de estimação de Jonathan Archer
que foi Capitão durante a série Enterprise
e Almirante no filme de 2009
Scotty: Eu vou dizer-lhe assim que ele reaparecer. [Engole seco] Eu não sei, eu me sinto culpado por isso.


Diálogo entre Scotty e Kirk enquanto embarcavam na Enterprise depois da viagem temporal que trouxe os personagens da série clássica de volta ao topo da série mostrando um universo paralelo e alternativo onde personagens de série distintas vivem ao mesmo tempo.
Note que o diálogo eles fala de Porthos, o beagle do Capitão Jonathan Archer na série Enterprise que no universo alternativo do filme de 2009 já se encontra com a patente de Almirante.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Os direitos de Data existem como qualquer indivíduo.

Data no episódio "The Mesasure of a Man"
The Next Generation
Temporada 2 - Episódio 9
Os direitos de Data como qualquer indivíduo são explorados no episódio "The Measure of a Man" (A medida de um homem). O episódio é uma das histórias mais populares da série, mas nunca teria acontecido se não fosse a greve dos roteiristas de Hollywood em 1988. Como o seriado se esforçava para retomar a produção de pós-greve, esse roteiro foi retirado de uma pilha enorme de escritores que esperavam para trabalhar no seriado. A ex-advogada Melinda M. Snodgrass - por sugestão de seu amigo, autor George R. R. Martin - enviou o roteiro e acabou recebendo uma proposta para trabalhar como editora do próprio enredo criado para o episódio.

Para comprovar a existência de direitos como qualquer indivíduo é lembrado que apesar de ser máquina, Data foi criado por humanos para pensar e agir como um humano.



George R R Martin, amigo e conselheiro de Melinda, é conhecido escritor de ficção e roteirista. Criador do sucesso A Game of Thrones.
A experiência como advogada foi fundamental para criar o realismo necessário para explorar o tema Direitos Humanos, mesmo que seja em uma máquina.
Melinda M. Snodgrass
http://melindasnodgrass.com/


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Que o Grande Pássaro da Galáxia abençoe seu planeta. (Sulu)

Gene Roddenberry
o Grande Pássaro da Galáxia
"Que o Grande Pássaro da Galáxia abençoe seu planeta."

Sulu no episódio "The Man Trap" (Sal da Terra)


Assim que a governança Janice entra na sala de biologia com a refeição do navegador Sulu, ele agradece a gentileza usando o Grande Pássaro da Galáxia.

Esse ser mitológico na verdade era o apelido do criador da série Gene Roddenbery, que foi dado pelo produtor executivo Robert Justman.
Usaram o apelido no episódio como uma piada interna, mas depois o Grande Pássaro da Galáxia também apareceu em algumas novelas publicadas da série.

Na série The Next Generation encontraram uma imagem "caricaturizada" do Grande Pássaro da Galáxia que seria um pássaro grande com a cabeça do Gene Roddenbery num corpo de papagaio.



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O nome do advogado de Kirk na Corte Marcial foi uma homenagem a revista científica.

Benjamin Sisko em um passado fictício
como escritor de ficção científica.
Episódio "Far Beyond the Star" - DS9
No episódio "Far Beyond the Stars" (muito além das estrelas) da série Deep Space Nine, Benjamin Sisko recebe uma visão dos profetas que lhe envia de volta no tempo para uma versão fictícia da Améria de 1950 em que ele é um escritor de ficção científica. O episódio explora as relações raciais na época, mas também é cheio de piadas internas para os telespectadores.
Uma das melhores curiosidades está a arte da capa na revista Galaxy Science Fiction que foi a base da pintura fosca da base estelar 11 na série clássica no episódio "Court Martial".





Nesse episódio, capitão Kirk precisou enfrentar a Corte Marcial e contou como seu advogado o sr Samuel Cogley.
O advogado Samuel Cogley pesquisando sua biblioteca
visando defender Kirk das acusações da Corte Marcial.
Espiódio: "Court Martial" - Clássica 


O nome do personagem que defendia Kirk foi escolhido por existir na vida real uma história escrita por Samel Cogley para a revista de ficção científica que também usava o mesmo título do episódio "Court Martial".


Conheça todas as capas dessa importante revista de ficção científica dos anos 1950.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Desafie seus preconceitos ou eles vão desafiá-lo. (Tucker)

Equipe chegando em planeta classe M.
Episódio: "Strange New World"
Enterprise - Temporada 1 - Episódio 4
Tucker: Desafie seus preconceitos ou eles vão desafiá-lo. 

T'Pol: Comandante? 

Tucker: Isso é algo que o Sr. Velik costumava dizer. Aula de biologia no décimo grau. Ele era um cientista vulcano que veio para nos ensinar sobre a vida em outros mundos. Eu nunca tinha visto um vulcano antes ... Não de perto. Ele me dava muito medo.

T'Pol: Talvez não seja tarde demais para seguir o seu conselho.



Já sabemos que humanos sempre se assustam ao ver um vulcano pela primeira vez de perto.
Muitos acreditam que as orelhas pontudas se lhes dão aparência demoníaca.
Em uma equipe responsável pela exploração de um novo planeta deve-se tomar muito cuidado para que o medo do desconhecido não seja ampliado devido ao preconceito.
A ironia dessa cena fica por conta de Tucker sugerir a T'Pol (uma vulcana) a desafiar seus preconceitos, mas ele próprio ter demonstrado um nível de preconceito elevado ao conversar pela primeira com um vulcano, ainda na academia.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Pingos ou Tribbles se reproduzem muito rápido.

Tribbles são animais hermafroditas que nascem grávidos e capazes de reproduzir uma ninhada de até dez tribbles duas vezes por dia. Sua população em constante expansão tornou-se uma praga para o Império Klingon, levando guerreiros klingons a caçar tribbles para sua extinção no século 23. As pequenas criaturas acabaram sendo reintroduzida no universo no século 24, depois de uma excursão de viagem no tempo pela tripulação da série Deep Space Nine.

(Na versão brasileira o nome dado para os tribbles foi traduzido para "Pingos")

No último filme da série Star Trek de 2013 mostra que os pingos são usados para pesquisas em laboratórios.

Na série clássica os pingos aparecem em um momento em que a Enterprise está enfrentando o Império Klingon. Quando os pingos apareceram, foram rapidamente adotados por todos na Enterprise por serem muito parecidos com bichos de estimação.
Entretanto rapidamente a sua reprodução acelerada causou um problema de administração populacional.
Sem saber o que fazer com tantos pingos o Engenheiro Scott teve a ideia de infestar a nave Klingon com os pingos da Enterprise e gerou a crise no Império Klingon.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

O Chef Neelix da Voyager já conhecia muito bem a cozinha antes de entrar na série.

Quando Ethan Phillips aceitou seu papel como Chef da Voyager, Neelix, o ator já conhecia o dia-a-dia em torno de uma cozinha. Seu pai e seu avô eram proprietários da churrascaria popular de New York do Frankie e Johnnie.
Phillips mais tarde trouxe a cozinha de Neelix para o mundo real com o publicação do Livro de Receitas Star Trek, que foi co-escrita por William J. Birnes e publicado pela Pocket Books em 1999.


Se estiverem passando por Nova York e quiser conhecer o restaurante da família do Chef Neelix visite o site e faça sua reserva.


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Mas no final tudo se resume em jogar a bola no campo e ver o que acontece. (Sisko)

Sisko
no episódio "Emissary"
Deep Space Nine: Episódio Piloto
"As regras não são importantes. O que importa, é a linearidade. Toda vez que eu jogar uma bola cem coisas diferentes podem acontecer no jogo. O batedor pode se desequilibrar e perder a bola. Ele pode atingir a bola. O ponto em questão é que você nunca sabe. Você tenta antecipar, definir uma estratégia para todas as possibilidades da melhor maneira possível. Mas no final tudo se resume em jogar a bola no campo e ver o que acontece. A cada nova conseqüência, o jogo começa a tomar forma."



Esse episódio possui viagem no tempo. Em certo momento enquanto Sisko tentava explicar os riscos e problemas de se voltar no tempo ele usou o jogo de Basebol como referência.

"A cada nova consequência, o jogo começa a tomar forma."

Nós até tentamos adivinhar o futuro de todas as situações, mas no final apenas esperamos o que o futuro nos reserva para imaginarmos qual seria a melhor reação a ser tomada. E após reagir continuamos esperando o futuro para saber qual será a nova ação ser tomada em seguida, e assim consecutivamente.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Muita coisa mudou nos últimos trezentos anos. (Picard)

Capitão Picard
Episódio "The Neutral Zone"
(A zona neutra)
The Next Generation: Temporada 1 - Episódio 26
"Muita coisa mudou nos últimos trezentos anos. As pessoas já não estão obcecadas em acumular 'coisas'. Nós eliminamos a fome, o desejo, a necessidade de posses. Nós crescemos de nossa infância."



Nesse episódio a equipe da Enterprise encontra três capsulas de criogenia com seres humanos do século XX.
Um dos tripulantes das capsulas, o Sr Raph Offenhouse, foi criogenado em 1994 e colocado em órbita depois que foi diagnosticado com uma doença cardíaca muito grave.
Quando a Offenhouse despertou, ele pediu logo para que seus bens fossem restabelecidos e que seu banco fosse contatado.
Nesse momento o Capitão Picard explicou ao visitante do passado que o dinheiro que ele tinha no século XX já não valia nada no século XXIII e que a humanidade aprendeu muita coisa enquanto ele estava dormindo.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

McCoy e Spock nunca se entenderam.

McCoy: Isso é uma música, seu vulcano de sangue verde. Você canta esse tipo de coisa. As palavras não são importantes. O que importa é que você se divirta enquanto canta.

Spock: Oh. Sinto muito, doutor. Estávamos nos divertindo?





Diálogo presente no quinto filme: The Final Frontier

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Chove muito na sua cidade? Você está em Ferenginar?

... Novos Mundos ...

O planeta Ferenginar recebe tanta chuva no período de um ano que existem 178 palavras diferentes para definir "chuva" no idioma ferengi (e ainda não inventaram nem uma única palavra que signifique "fresco").

Referindo-se a alimentos. Em inglês "crisp".



segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Podíamos pintar um alvo gigante no casco para facilitar. (Tucker)

Tucker: Parece até que todas as espécies estão atirando em nossa direção a todo momento. Nós podíamos pintar um alvo gigante no casco para facilitar. 

Reed: O que você sugere que nós façamos, dar meia-volta e voltar para a Terra? 

Tucker: Tudo o que eu estou dizendo é que essa missão, sendo ela bem sucedido ou não, está parecendo cada vez mais com um caminho sem volta.

Tucker
Reed














Episódio: "Anomaly"
(Anomalia)
Enterprise: Temporada 3 - Episódio 2

Nesse episódios a Enterprise passa por diversas anomalias depois de um ataque de piratas espaciais.

A incerteza e a insegurança estão presentes em todos os seres, por isso é muito importante o trabalho em equipe para que seus medos e incertezas sejam sempre avaliados do ponto de vista de outras pessoas.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Brent Spiner gravou um CD como Data

Brent Spiner, nascido no dia 02 de fevereiro de 1949, é um cantor muito talentoso, como nos foi revelado pela performance de Data cantando a canção "Blue Skies" na recepção do casamento entre Riker e Troi no filme Star Trek: Nemesis. Spiner já tinha gravado um álbum de covers em 1991 intitulado "Ol' Yellow Eyes Is Back'. O nome do álbum foi uma brincadeira com o apelido de Frank Sinatra, "Ol' Blue Eyes" e o fato de que o ator usava lentes de contato amarelas ao interpretar Data na série Star Trek. Spiner co-produziu o disco com a produtora da série The Next Generation Wendy Neuss e o compositor Dennis McCarthy, que orquestraria inúmeros episódios da série Star Trek mais tarde.





sábado, 1 de fevereiro de 2014

Na série Voyager revemos alguns tripulantes da série Clássica.

Tuvok: "Eu não tenho a experiência de nostalgia, mas tem momentos em que eu lembro daqueles dias em que encontramos Kirk, Spock, e os outros... E eu me sinto contente por ter feito parte disso."

Janeway: "O engraçado é que eu sinto como se tivesse feito parte disso também."

Tuvok: "Então talvez você pode ser nostálgica por nós dois."


Janeway e Sulu
Episódio: "Flashback"
Voyager: Temporada 3 - Episódio 2


Esse episódio mostra alguns tripulantes da Enterprise da série clássica em suas novas carreiras.

O navegador da Enterprise Hikaru Sulu, agora é capitão da USS Excelsior.